Páginas

quarta-feira, 18 de abril de 2012

O todo sem a parte não é todo

  
  Há um ano atrás minha família sofreu um impacto muito grande. Estávamos perdendo uma parte dela que deixaria um vazio que jamais iria conseguir ser suprido. Um vazia que iria nos desestruturar. 
Você foi embora tão cedo, tão rápido... Como uma leve pluma. 
-Mas como se preparar para algo que não estava predestinado a acontecer sem ninguém esperar?
Aliás, até estava predestinado a acontecer porque o meu Deus não falha, mas como íamos imaginar uma coisa dessa, senhor? Nossa mãe véia estava boa, só um pouco aperreada com seus netos tão queridos que tinham sofrido um acidente, mas foi tranquilizada quando soube que não aconteceu nada grave com eles. Ela estava  fazendo tudo que sempre fazia, não estava doente, nem enferma em cima de uma cama. Um dia antes ela estava em casa, chamando a família pra almoçar aquele velho xerém com "graxa" (o molho da galinha), rindo, esbanjando aquela alegria que contagiava a todos que chegassem naquele lar. Imagino que tudo tenha acabado em 'festa' naquele dia, porque tudo virava festa quando a família toda se reunia e que bom que foi assim. Estarmos todos reunidos era a coisa mais importante pra ela e nossa, vê aquela alegria quando ela via todos os bisnetos, netos, filhos, irmãos que moravam distantes chegando em casa, recompensava qualquer esforço, mesmo que você estivesse vindo a pé do outro lado do planeta. 

Porque uma pessoa assim tinha que ir embora sem nem nos dar o privilégio de nos despedirmos? Dizem que morrer dormindo é a morte dos justos e foi bom você não ter sofrido nada enquanto partia.

Dor, dor, dor, angústia... Foram os sentimentos que mais sentimos naquele dia, naquela semana, naquele mês. Hoje esses sentimentos foram substituídos por outros, porque com o tempo cada um vai entendendo ou ao menos aceitando essa ausência, mesmo que a saudade nunca passe. Com o tempo vamos vendo que as coisas tem seu determinado momento de acontecer e se aconteceu com a senhora é porque sua missão já tinha sido cumprida e MUITO BEM cumprida. 
Foi e é difícil aceitar que as coisas mudaram, que nunca mais serão as mesmas. Toda a família mudou depois disso. Conflitos surgiram, desentendimentos, tristeza e o pior de tudo: a mudança do nosso Pai veio. Sabemos que ainda é difícil pra ele não ter ao lado aquela companheira fiel mas pedimos que o abençoe, que o faça ter vontade de viver de novo. 
Graças a Deus que algumas mudanças ruins foram só de fase. Hoje nossa família está mais unida do que nunca porque sabemos que Pai veio precisa de nós do jeito que éramos quando você ainda estava aqui... Não se preocupa Mãe veia, nós estamos fazendo tudo certinho, do jeito que a senhora sempre gostou! Ainda nos reunimos nas datas especiais e ainda almoçamos lá nos domingos, como sempre!
Hoje em dia o que nos resta é a esperança de um reencontro e a FALTA porque saudade bate, agonia, estremece. A falta congela, chora, entristece. A saudade é a certeza que a pessoa vai voltar. A falta é o querer ter de voltar mas saber que não vai ter.

Nós te amaremos para SEMPRE!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário